Seja bem vindo, mistico buscador!!!!

Acompanhe minhas postagens e aprenda o caminho para a luz e para o conhecimento oculto



quinta-feira, 21 de junho de 2012

Anjos e demônios: diferentes mas semelhantes

Anjos e Demônios: diferentes mas semelhantes



                Eu estava lendo ontem um livro de Ambelain sobre teurgia e percebia que a diferença que colocamos entre esses seres ou forças inteligentes a que batizamos de anjos e demônios não é tão gritante assim. Mesmo porque a noção que temos de anjo vem da palavra grega daemon, que em tese seria a mesma coisa. A descoberta recente é que as esferas ou sephirot da cabala são a mesma coisa que os anjos, ou seja, intermediários entre Deus e a humanidade. Na prática claro que existem diferenças, mas também muitas semelhanças, principalmente quando se pensa na queda dos anjos.
            Comecemos pelo princípio. Deus não se “contamina” com a imperfeição, logo usa de trabalhadores, arquitetos espirituais para trabalhar a Criação: os anjos (noutras culturas chamados de devas, demiungii, logoi, deuses etc..). Alguns desses anjos forma chamados de demônios, apesar de que em verdade o que poderíamos entender por daemons seriam os antigos “deuses’, espíritos de goécia, que tanto atraiam feiticeiros na Idade Média. A diferença básica entre anjos e demônios é a seguinte, e não se trata de um ser bom e outro mau, pois uns podem ser maus e outros bons: a diferença é que demônios são criativos e criam leis novas, e anjos obedecem às leis a que foram inseridos. Desde modo, nos aparentamos mais com os demônios que com anjos, haja vista as transformações que operamos nas leis.
            Na Bíblia, em muitos contatos com o Senhor, na verdade eram os anjos que travavam contato com profetas. Também no livro de Jó se vê Satã servindo ao Senhor Deus e em episódio de Moisés no Egito e no êxodo, se vê magia que parece usar deles, o anjo da morte e mesmo as pragas, que são trabalho que possivelmente somente essas entidades demoníacas fariam. Assim vemos que ninguém é inútil no mundo, ou nos mundos. Sabemos que existe a redução da luz divina, mas nunca a ausência da luz. Mesmo nos piores seres sempre há uma semente de esperança, e seja em anjos caídos, em daemons fiés a ordens de pragas do Egito, anjo da morte fiel, ou no demônio que matou esposos de Sarah, anjo que anunciou Jesus a Maria e outros, sabemos que todos esses seres participam de nossa realidade, trazendo o infinito em emanação. Mas na cabala os anjos são chamados de “animais sagrados”, o que nos leva a crer que a aparência não nos deve ser norte de julgamento, nem maniqueísmo de bem e mal. 



2 comentários:

  1. Penso que devemos batalhar para angariar sabedoria humana. E não apenas isto: precisamos buscar a sabedoria angelical também e a cabala se insere neste contexto. Mas "de nada adianta eu falar a língua dos homens e dos anjos se não tiver amor". Abraço, amigo Mariano Soltys, obrigado por tudo. CLÉVERSON ISRAEL MINIKOVSKY

    ResponderExcluir
  2. BOA NOITE AMIGO.. PARECE QUE EXISTE AMOR DE POMBO..E AMOR DE SERPENTE..E PELOS FRUTOS CONHECEREIS A ARVORE..E OUTROS ENSINAMENTOS SE APLICAM. MAS OS ANJOS SAO NOSSOS IRMAOS..E DEVEMOS AGRADECER PELA SUA OBRA. ASSIM PODEMOS ENTENDER NUMEROS E LETRAS METAFISICAS..PODERES QUE SAO MESMO INTELIGENTES..E ENTIDADES.

    ResponderExcluir